top of page

Dermatologia


Texto: Flavio Goldman

Direção: René Piazentin

Elenco - Thiago Vieira

dramamix

SP Escola de Teatro | 14/11/16 | 20:30

Desde que o drama é drama é assim. A obsessão raramente se faz de rogada e deixa de surgir na obra de um dramaturgo. Fato é que se num passado próximo Nelson Rodrigues fez uso deste aspecto para triplicar as dimensões da cena ou exercitar seus poderosos recursos de montagem dos tempos da vida de uma personagem, o mesmo não acontece quando a obsessão é tratada enquanto tema e forma a um só tempo.

Em geral, disto surgem explanações legítimas, posto que o assunto facilmente elabora-se pelo eixo narrativo, mas, ainda assim vemos dramaturgias visivelmente desesperadas em dar conta do material-conteúdo que, nas mãos de um diretor desavisado pode sempre tomar conta de toda a montagem e impor o ritmo das vírgulas em detrimento da progressão ou elaboração do jogo de cena.

Mas nem tudo está perdido e o que se anunciou tragédia por fim obteve êxito por mérito do ator absolutamente inserido nas mais sutis esperanças que o fluxo de falas o permitia. Através de uma bem aplicada técnica vocal, um corpo calmo na hora de escolher e organizar seus gestos e uma excelente modulação das nuances da história. Neste caso o diretor atento e o ator lúcido deram conta de exprimir do exíguo material algum aspecto possível de criar vínculo entre cena e espectador.

bottom of page